quarta-feira, 20 de abril de 2016

Esoterismo

Esoterismo é o nome genérico que designa um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscam desvendar o seu sentido supostamente oculto. Segundo alguns, o esoterismo é o termo para as doutrinas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser "vulgarizados", sendo comunicados a um restrito número de discípulos escolhidos. Um sentido popular do termo é de afirmação ou conhecimento enigmático e impenetrável.

Hoje em dia o termo é mais ligado ao misticismo, ou seja, à busca de supostas verdades e leis últimas que regem todo o universo, porém ligando ao mesmo tempo o natural com o sobrenatural. Há doutrinas, nomeadamente as espiritualistas, que são também chamadas esotéricas.

O esoterismo é o caminho espiritual que o membro da ordem começa a buscar e desvendar, o termo se refere ao conhecimento interior, ao conhecer nosso potencial divino que existe em nós, em trabalha-los para aperfeiçoa-los. Existe Esoterismo e Exoterismo, o eSoterismo é o termo mistico que o homem trabalha em seu interior apenas, já o eXoterismo é o termo que o homem trabalha com energias existentes ao seu redor, não dentro de si.

O auto conhecimento é suficientemente importante, pois possuíamos dentro de nós, um universo desconhecido do qual o membro deverá passar a conhecer para ser um grande mestre do entendimento.

O primeiro passo da alquimia esotérica é a compreensão da natureza. Existe na natureza, duas forças das quais não podemos controlar, mas podemos usa-las ao nosso favor. A primeira força é o Sol. O Sol ( ativo ) é uma das forças que inesgotavelmente fornece energia sempre e em todas nossas reencarnações estará aqui como sempre esteve. A Lua ( passivo ) é o segundo astro luminoso que nos rodeia, assim como o Sol, a Lua sempre esteve aqui presente nos fornecendo luz. Porém a Lua é um astro passivo, não possui luz própria, se tornando um ser receptivo. A Lua para ficar totalmente iluminada pelo Sol dura 28 dias transformando-se lentamente até que se completa e fica cheia. Se analisarmos, aqui em baixo também existem dois astros luminosos que transformam o mundo; o homem e a mulher ( ativo e passivo ). 



Os Alquimistas fazem grande referência a realidade que nos rodeia e acreditam que somos uma réplica do que existe acima de nós, porém em forma humana e mortal. A mulher como a Lua, passa 28 dias se transformando interiormente com seu ciclo menstrual. Suas emoções mudam, seus pensamentos mudam, sua aparência, e assim como a Lua, a mulher é um ser receptivo ( passivo ). O homem não sofre de alteração mental e hormonal da mesma forma, ele é sempre aquele que pensa em sustentar, fertilizar e proteger sua companheira, é um ser ativo sexualmente de natureza similar ao Sol , que emite sempre luz e traz fertilidade a terra. 

Um alquimista também tem em mente que o processo de criação de deus no mundo é dual; acredita-se que deus criou ambos lados ( dia e noite, sol e lua, macho e fema, fogo e água, frio e calor ) por necessidade já que deus pra um alquimista é um ser macho e um ser fêmea. Sabe-se que existe criação e vida quando se tem dois elementos opostos trabalhando juntos. Como a Luz do Sol e a luz da Lua trabalham para a terra se transformar, ou como a união sexual do homem com a mulher para o nascimento de uma nova vida.

Na Alquimia o Sol é o nosso deus, a Lua é a nossa deusa. Podemos encontrar muitas referências alquímicas em desenhos alquimistas, veja alguns abaixo:












Existe sempre a realidade do dualismo na alquimia, pois os alquimistas acreditam que a natureza se repete em todos os planos, astral ou terreno. Isso bate com as leis Herméticas.

De acordo com o estudado anteriormente, o esoterismo fala que o que existe fora no universo, existe dentro de nós da mesma maneira, de um jeito pequeno. Somos um reflexo do universo com todas as suas características impregnadas. 

Sendo assim, existe em nós energias solares e energias solares, polaridades internas das quais o homem pode manipular. Dentro do Esoterismo, o nome dessas energias é Ida e Pingala, são energias solares e lunares existentes dentro de cada ser. Essas energias estão presentes no nosso DNA e em vários aspectos nosso. Dois olhos, duas mãos, duas pernas, porém, sempre existe o lado dominante e o lado menos dominante.


Ida e Pingala são correntes energéticas existente em todos os seres, são essas energias que fazem a manutenção correta do funcionamento do nosso corpo, saúde, mente e emocional. 

Essas correntes começam na base de nossa coluna e termina até o topo de nossa cabeça, são elas que nutrem a Sushumna, outra corrente de energia que passa pelas nossas vértebras e nos mantém de pé, nos faz andar, correr,... São Ida e Pingala que dão vida ao nossos órgãos, ao nossos sentimentos, a nossa vida,... São correntes de calor e frio que vivem constantemente corrigindo nosso corpo para melhoras acontecerem. 









Vamos dar continuidade no assunto no artigo Chakras, pois veremos a ligação das correntes Ida e Pingala com os nossos 7 chakras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário