quinta-feira, 21 de abril de 2016

7 Chakras

Antes de entrarmos no assunto Chakra, vamos ver um pouco do esoterismo cotidiano. Sabemos que somos uma miniatura do universo e da terra, possuímos todos os atributos existentes exteriormente dentro da gente, então, vejamos: 



O número 7 é um número sagrado para misticos pois acredita-se que é o numero das manifestações. Dentro da terra, quando a luz do Sol passa pela camada atmosférica, chegam 7 luzes e cores diferentes para caracterizar a cor e tudo aqui em baixo ( 7 cores do arco-íris ). 

Também existem 7 frequências que somos capazes de ouvir, para diferenciar um som do outro, uma palavra da outra, nós podemos escutar 7 vibrações musicais ( 7 notas ).

O mundo gira em torno do sol em 365 dias, que cabem dentro de 12 meses para mais uma vez, caberem dentro de 7 dias da semana.

Na terra, existem 7 campos magnéticos no fundo dos oceanos que fazem os mares e marés se movimentarem.

O número sete é muito frequentemente utilizado na bíblia, o número sete é utilizado 77 vezes no velho testamento.


Vamos ver agora por curiosidade:

EXISTEM
7 maravilhas do mundo
7 sábios da Grécia
7 anões da Branca de Neve
7 dias para a criação do Mundo
7 dias da semana
7 quedas a caminho do Gólgota
7 Divindades que comandam a Natureza
7 cabeças da Hidra de Lerna
O Candelabro de 7 braços
Os 7 castiçais de ouro
As fases dos 7 Anos
As 7 lâmpadas de fogo
O livro dos 7 Selos
As 7 notas musicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si
Os 7 palmos das sepulturas
As 7 Idades Do Homem
Os 7 Planetas Sagrados
As 7 vacas, 7 espigas do sonho do Faraó, desvendado por José do Egito
As 7 Taças (cheias de pragas) Apocalipse XVI
Os 7 contra Tebas
As 7 Trombetas do Apocalipse
Os 7 candeeiros da Seicho-no-ie (ensinamento pensamento positivo - originario do Japão)
As 7 linhas de orixá da Umbanda (elemento religioso afro-brasileiro)
As 7 Virtudes Cardeais da Ordem Demolay
Pular 7 ondas logo após o reveillon
7 foi o numero de palavras da ultima frase de Jesus na cruz "pai em tuas mãos entrego meu espirito"
7 linhas de Umbanda ou Sete Orixás , isto é, dizemos sete Orixás são manifestadores de sete vibrações.
7 Anões da Branca de Neve: Atchim, Soneca, Zangado, Feliz, Dengoso, Mestre e Dunga.
7 chakras magnos (centros de energia do ser humano)
7 degraus que separam o ser humano da consciência humana.
A pirâmide vista de cima tem quatro lados, vista de lado tem um perfil de 3 dos (triangular). 3+4= 7
A trindade espiritual, mais os elementos da terra (terra, agua, fogo e ar) somados dá 7
7 dimensões astrais, 7 dimensões do plano mental.
7 corpos do ser humano: Físico, etérico, astral, mental, causal, búdico, atmico.
A Guerra dos Sete Anos




Vamos agora aos 7 chakras.

Chacras ou xacras, também conhecidos pela grafia chakras segundo a filosofia iogue, centros energéticos dentro do corpo humano, que distribuem a energia (prana) através de canais (nadis) que nutre órgãos e sistemas.



Os chakras são os pontos onde se encontram e fundem as Nadís, ou meridianos, canais condutores da energia no organismo. Estas Nadís unem-se em vários pontos que rodam no sentido dextrógiro (que provoca rotação para a direita - no sentido dos ponteiros do relógio. Antônimo de levógiro ou sinistrogiro).

Os chakras estão registrados em culturas antigas e referenciados como pontos energeticos utilizados para cura e progresso energetico e Espiritual.

A palavra chakra vem do sânscrito e significa "roda", "disco", "centro" ou "plexo". Nesta forma eles são percebidos por clarividentes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico.


Sabendo que chakra é a energia giratória que existe em cada ser e que se totalizam em 7, vamos estuda-los.




O primeiro chakra é conhecido como Muladhara ( Chakra Raíz ) 
Se localiza na base da coluna vertebral ou próximo ao anus.
É ele que nos permite caminhar, andar, correr, ficar de pé, e outras ações relacionadas a terra. Quando nascemos, não podemos caminhar logo de cara pois este chakra esta mal desenvolvido, após alguns anos com seu desenvolvimento, o magnetismo cresce e faz o homem não cair mais.  Seu elemento é terra e possui 4 pétalas energéticas. 

Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança.

Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência.






O segunda chakra é conhecido como Svadhisthana ( Chakra Esplênico ). Se localiza nas regiões genitálias ou próximo as genitálias.  Relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chacra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios e sexualidade exacerbadaEste chakra rege o funcionamento de órgãos como Bexiga, Testículos, Ovários, Rins e alguns órgãos da região que trabalham com líquido. Seu elemento é água e possuí 6 pétalas energéticas.

Qualidades Positivas: Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância.

Qualidades Negativas: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais.








O terceiro chakra é conhecido como Manipura (Chacra do Plexo Solar). É localizado próximo ao umbigo ou na região da barriga. Rege o funcionamento de órgãos da barriga e do abdômen, Digestão, emoções e metabolismo. Seu elemento é fogo. Tem 10 pétalas.
Qualidades Positivas:
Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação.

Qualidades Negativas: Medo, Ódio, Problemas digestivos e Raiva.

O terceiro chacra (conhecido como Chakra do Plexo Solar) localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.









O quarto chakra é conhecido como Anahata (Chacra cardíaco).Localiza-se no coração. É responsável pelo bom funcionamento de coração, pulmão, bronquíolos e células gasosas. Seu elemento é o AR. Tem como principal função energizar o sangue e o corpo físico. Possui 12 pétalas energéticas. O quarto chacra situa-se na direção do coração. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. 


Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Os sentimentos humanos egoístas desaparecem e nasce em si uma canalização para tudo que recebe e sente, iniciando o caminho para a consciência. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.

Qualidades Positivas: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz.

Qualidades Negativas: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de coração e circulação.






O quinto chakra é conhecido como Vishuddha (Chacra Laríngeo) e possui 16 pétalas. 
FUNÇÃO PRICNIPAL: Som, vibração, comunicação.
É ele que produz nossa voz, nossa personalidade, nosso cabelo, nossas unhas, nosso metabolismo e nosso ser. Seu elemento é espírito e localiza-se na tireoide ( próximo a garganta ).

O quinto chacra fica na frente da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.

Qualidades Positivas: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz.

Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação.








O sexto chakra é conhecido como Ajña (Chacra Frontal). Localiza-se na testa, entre as sobrancelhas. Seu elemento é Luz e possui 32 pétalas. Sua principal função é o funcionamento do cérebro e a revitalização do sistema nervoso e a visão.

O sexto chacra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.


Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria.

Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão








O sétimo e ultimo chakra é conhecido como Sahasrara (Chacra Coroa ou Chacra Coronário). Localizado no topo da cabeça, bem no centro. Possui 1000 pétalas e seu elemento é Cósmos. 


O sétimo é o mais importante dos chakras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.

Funções: Revitaliza o cérebro.

Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito.

Qualidades Negativas: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração.







Como energizar os chacras
Várias terapias, como o Reiki, cromoterapia e terapia prânica se utilizam dos chakras como base para diagnóstico e tratamento de males que atingem desde o corpo físico até o espiritual. Através de gestos , que podem ser incorporados no dia-a-dia é possível ativar estes pontos de energia, buscando a harmonização do corpo e da alma.

" Concentrar-se no que está fazendo, pensando na região do chakra já é uma forma de reativá-lo. Procure ficar em um lugar tranqüilo, para que nenhum barulho possa tirar sua concentração. " Coloque uma de suas mãos aberta em frente ao chakra, sem tocar no corpo, e faça movimentos circulares no sentido horário, como se estivesse massageando o local, mas à distância. " Sentar-se na posição de lótus - pernas cruzadas - tronco ereto - e fixar o olhar na ponta do nariz estimula o chakra frontal ou do terceiro olho.

" As cores e os cristais são formas visuais de estimulação do chakras. Utilize a pedra com a cor correspondente a do chakra e direcione suas vibrações.





Prana
Atualmente, com a universalização do conhecimento, existe a tendência a considerar a convergência dos conceitos das culturas indiana e chinesa sobre estes centros de energia (chakras), e os nadis. Os nadis seriam correspondentes aos meridianos chineses, assim como prana seriam nomes diferentes para a mesma energia vital.
As pesquisas de Hiroshi Motoyama, em Osaka, com o campo eletromagnético humano, mostram a relação entre os meridianos e os nadis, bem como as alterações nas ondas cerebrais durante a ativação dos centros ou chakras superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário